Orientações sobre extensão
O que é Extensão Universitária?
De acordo com a resolução 042/2022 - CEPE/UNESPAR "compreende-se a Extensão Universitária como uma atividade acadêmica, articulada de forma indissociável ao Ensino e à Pesquisa, marcada por um processo educativo, cultural e científico que orienta a relação transformadora entre Universidade e Sociedade"
- Cursos ofertados para acadêmicos da Unespar, por serem atividades extraclasse, podem ser considerados Extensão?
Não. Para que seja extensão é imperativo que o projeto estabeleça o diálogo com outros setores da sociedade (comunidade externa). Mas é possível a participação de estudantes da Unespar em cursos de extensão ofertados para a comunidade externa, desde que exista essa previsão no projeto. No entanto, o foco precisa ser a comunidade externa, caso contrário o curso não poderá ser certificado como extensão. - As atividades de extensão devem envolver estudantes da Universidade em seus projetos?
Sim. O (a) estudante deve estar sempre presente em uma atividade extensionista, sob orientação docente, em diálogo com a comunidade externa. Lembramos ainda que, tanto o Plano Nacional de Educação - PNE 2014 - 2024 quanto as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira aprovadas pelo MEC em dezembro de 2018, estabelecem que as atividades de extensão devam compor, no mínimo, 10% do total da carga horária curricular estudantil, o que irá contribuir para formação cidadã dos estudantes. - Então quais atividades são consideradas extensão?
De acordo com as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira "são consideradas atividades de extensão as intervenções que envolvam diretamente as comunidades externas às instituições de ensino superior e que estejam vinculadas à formação do estudante."
Portanto, é condição para as atividades de extensão da Unespar que as ações ocorram em diálogo com outros setores da sociedade e que envolvam a participação de discentes, preferencialmente como protagonistas das ações. - Quais são os compromissos com a Extensão na Unespar?
A extensão tem como objetivo a articulação com diferentes atores sociais, buscando a difusão e a disseminação do conhecimento científico e saberes populares, da informação e da cultura, tornando-os acessíveis à sociedade em geral e fazendo deles instâncias sociais críticas de modificação social e pedagógica.
Numa concepção crítica e emancipatória, a extensão universitária deve priorizar ações que visem à superação das atuais condições de desigualdade e exclusão existentes no Brasil, sendo entendida como trabalho social, ou seja, uma ação deliberada que se constitui a partir da realidade e sobre a realidade objetiva, produzindo conhecimento que leve à transformação social.
A política de extensão e cultura da UNESPAR deverá pautar-se pelos seguintes compromissos:
a) Promover o diálogo entre o conhecimento científico produzido na Universidade e os saberes leigos, populares e tradicionais e de diferentes culturas;
b) intervir na solução de problemas sociais e ambientais existentes na região, voltados a: direitos humanos, terceira idade, medicina preventiva, formação continuada, formação e lideranças dos movimentos sociais e populares, egressos de estabelecimentos penais, pessoas com necessidades especiais, infância e adolescência, gestão e educação ambiental, a fixação do homem no campo através da transferência de tecnologia e fortalecimento da agroecologia;
Promover a utilização de recursos físicos, técnicos e tecnológicos para ampliar a qualidade da educação continuada;
c) Proporcionar atividades de produção, preservação e divulgação artístico-cultural, bem como da formação de público e de plateia, a fim de inserir a arte e a cultura como elementos essenciais ao desenvolvimento humano;
d) Valorizar os programas de Extensão intercampi/interinstitucionais, por intermédio de redes ou parcerias e atividades voltadas para o intercâmbio nacional e internacional;
e) Ampliar os canais de comunicação e divulgação com a comunidade interna e externa. - Onde posso buscar informações sobre Extensão e Cultura no Campus?
Todos os campi da Unespar possuem uma Divisão de Extensão e Cultura que, além de registrar as ações, orientam a comunidade acadêmica quanto aos procedimentos necessários para cadastro de propostas extensionistas, como também a verificação sobre adequação das propostas ao regulamento.
É possível também, na Divisão de Extensão e Cultura, obter informações sobre projetos em andamento ou já realizados no campus.