Você está aqui: Página Inicial > Menu Cultura > PIAC Unespar

PIAC Unespar

Por que criar uma Política de Arte e Cultura da Unespar?

Quando propomos a criação de uma Política Institucional de Arte e Cultura, estamos nos comprometendo em abrir diálogo com a comunidade acadêmica a partir do qual possamos identificar, reconhecer e mapear as nossas singularidades culturais, bem como valorizar e fortalecer todas as ações de Arte e Cultura que já são realizadas nos 07 campi da Unespar. A construção da Política Cultural prevê um processo amplamente participativo em cada uma de suas etapas, possibilitando a

elaboração de DIRETRIZES, PRINCÍPIOS e OBJETIVOS que vão orientar o desenvolvimento das ações de Arte e Cultura na nossa universidade pelos próximos anos.
Com a criação da PIAC Unespar, independentemente da gestão que vai estar à frente da área da cultura, teremos um documento que foi elaborado de forma democrática e que deverá estar em sintonia com a diversidade cultural que nos constitui enquanto Instituição multicampi localizada em diferentes regiões do Paraná.
Faça parte desta construção!

  • Conheça a PIPOCA CULTURAL

    A PIPOCA CULTURAL é a principal ação presencial realizada nos 07 campi, como parte do processo de elaboração da nossa Política Cultural. Um momento para vivenciar a Arte e a Cultura produzida na Unespar e promover o diálogo sobre a Cultura que temos, a Cultura que queremos e o Mundo que queremos Cultivar!
    Um dia de imersão na cultura que produzimos, fruímos e somos, um momento para pensarmos uma Política Cultural que represente a pluralidade que constitui a nossa universidade e as regiões em que ela está sediada.
    Confira a programação e os registros da Pipoca Cultural clicando aqui!

  • Lançamento PIAC + palestra Mencarelli

    Para o lançamento do processo de construção da PIAC, a diretoria de Cultura/PROEC convidou o prof. Fernando Mencarelli, Pró-Reitor de Cultura da UFMG, para ministrar a palestra online “A construção das Políticas Culturais nas Universidades” para a comunidade da Unespar durante a Semana Pedagógica de 2023. O prof. Fernando Mencarelli tem acompanhado os processos de criação das Políticas e Planos de Cultura nas Instituições Públicas de Ensino Superior.
    Juntamente com esta atividade, foi lançado o site da Política Cultural da Unespar (piac.unespar.edu.br), uma ferramenta de registro e divulgação de todas as etapas de construção da nossa política cultural.
    Confira a palestra “A construção das Políticas Culturais nas Universidades” -

  • Campanha Cultura na UNESPAR - O que é Cultura pra você?