Institucional
Apresentação e função PROEC:
A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura tem como objetivo compartilhar conhecimentos através de programas educacionais e culturais, tendo como base a integração da Universidade com a sociedade, contribuindo para o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida, sempre associada ao Ensino e à Pesquisa.
A PROEC tem o compromisso de promover o diálogo entre o saber científico produzido na Universidade e os saberes leigos, populares e tradicionais proveniente de diferentes culturas.
Além disso,ela tem como missão desenvolver, coordenar e estimular projetos e atividades de produção, preservação e divulgação artístico cultural, desenvolvidas nos campi da Unespar. buscando manter a harmonia entre formação de pessoas e a construção do conhecimento e da cidadania.
Missão
A Pró-reitoria de Extensão e Cultura tem como objetivo compartilhar conhecimentos através de programas educacionais e culturais, tendo como base a integração da Universidade com a sociedade acadêmica em geral, contribuindo para o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida, sempre associada ao Ensino e à pesquisa.
Visão
Destacando o compromisso em promover o diálogo entre o saber científico produzido na Universidade e os saberes leigos, populares e tradicionais proveniente de diferentes culturas.
Valores
Preservação da cultura brasileira e construção da cidadania.
Ambiente com o prevalecimento do respeito entre a equipe de trabalho e o público.
Respeito ao regimento institucional.
Comprometimento com o engrandecimento dos projetos de Extensão intercampi.
Preservação de parcerias de intercâmbio nacional e internacional.
Política Nacional:
‘’A Extensão Universitária é o processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre universidade e sociedade. A Extensão é uma via de mão dupla, com trânsito assegurado à comunidade acadêmica, que encontrará, na sociedade, a oportunidade de elaboração da práxis de um conhecimento acadêmico. No retorno à Universidade, docentes e discentes trarão um aprendizado que, submetido à reflexão teórica, será acrescido àquele conhecimento. Esse fluxo, que estabelece a troca de saberes sistematizados, acadêmico e popular, terá como consequência: a produção do conhecimento resultante do confronto com a realidade brasileira e regional; a democratização do conhecimento acadêmico e a participação efetiva da comunidade na atuação da Universidade. Além de instrumentalizadora desse processo dialético de teoria/prática, a Extensão é um trabalho interdisciplinar que favorece a visão integrada do social.’’