Você está aqui: Página Inicial > Menu Cultura > Grupos artísticos

Grupos Artísticos

Roda de Samba da FAP

O projeto trata da formação de uma roda de samba para o Campus de Curitiba II com discentes e egressos dos cursos do Centro de Música e Musicoterapia. As comunidades interna e externa são convidadas uma vez por mês para roda de samba aberta. O repertório envolve canções nacionais da década de 30 até o ano atual, com compositores como: Dona Ivone Lara, Arlindo Cruz, Jorge Aragão, Martinho da Vila e Dorival Caymmi. O objetivo é proporcionar, aos discentes e egressos, a vivência de uma roda de samba como uma atividade na qual todos têm voz e atuação, bem como a possibilidade de aperfeiçoar a prática instrumental e o canto popular.

Campus: Curitiba II
Coordenação: Prof. Mariana Lacerda Arruda
Quem pode participar: qualquer discente ou egresso do Centro de Música e Musicoterapia
Contato:
Instagram: https://www.instagram.com/rodadesambadafap/

 ___________________________________________________________________________________________________________________________

Coro da FAP

O Coro da FAP tem por objetivo unir pessoas em torno da prática do canto coral, visando a promover o desenvolvimento humano e o acesso ao conhecimento musical por meio da música vocal. O repertório é eclético, contemplando os gêneros e estilos tradicionais do canto coral: peças sacras e seculares do Renascimento e Classicismo, negro spirituals e arranjos de música popular brasileira. O coro está em atividade desde 2014, e nos últimos anos tem buscado novas formas de se relacionar com o público, fora do formato do concerto coral.

Campus: Curitiba II
Coordenação: André Ricardo Souza
Local: No momento os ensaios presenciais estão suspensos, bem como as apresentações. Para compensar, foi lançado um projeto de extensão voltado para o aprendizado de técnica vocal e repertório coral via internet, para preparar os interessados em integrar o coro futuramente: a Rede Coral.
Quem pode participar: Comunidade em geral
Contato: 


 

Núcleo de Intermitências Teatrais

O Núcleo de Intermitências Teatrais é um coletivo artístico criado na Faculdade de Artes do Paraná (Campus de Curitiba II da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR) como um projeto de extensão universitária. Desenvolve seus processos criativos com base em leituras, releituras e adaptação de obras literárias para a cena, investigando a linguagem teatral na transposição dos livros para o palco, com vistas à criação de uma linguagem cênica própria baseada na poética das singularidades, na qual experimenta as narrativas pessoais em espaços teatrais e não-teatrais.

Campus: Curitiba II
Coordenação: Cristovão de Oliveira
Quem pode participar: estudantes, ex-estudantes, atrizes e atores profissionais ou não, comunidade externa.
Local: TELAB Sábados, das 10h às 13h.
Contato: 
Instagram: @núcleointermitentes


 

UM - Núcleo de Pesquisa Artística em Dança 

UM - Núcleo de Pesquisa Artística em Dança, parte do conceito de Corpo-Propositor desenvolvido pela Profª Drª Rosemeri Rocha e se debruça sobre os estudos de processos perceptivos e investigativos envolvidos num projeto coreográfico/poético. Seu foco está na pesquisa do movimento e nas estratégias metodológicas de criação, a fim de criar novos caminhos para que o intérprete criador possa descobrir sua própria individualidade, buscando a expressividade do ser na dança e na arte.

Campus: Curitiba II
Coordenação: Rosimeri Rocha
Quem pode participar: alunes e ex-alunes da Unespar e comunidade externa.
Segundas, das 19 às 21h, Online.
Contato: Facebook: https://www.facebook.com/umnucleo



Big Belas Band

A Big Belas Band da Unespar, Campus de Curitiba I - Embap (Escola de Música e Belas Artes do Paraná) é formada por alunos e ex-alunos dos seus diversos cursos. Alunos da Graduação em Música (Bacharelado em Instrumento, Licenciatura em Música, Composição & Regência); dos cursos de Extensão (Formação Musical II e III) e da Pós-Graduação em Música – Especialização. O repertório da Big Belas Band concentra-se em músicas brasileiras (bossa-nova, sambas e outros), músicas internacionais (jazz e blues) e vem também fomentando a composição dos alunos e professores da instituição. Principais objetivos da Big Belas Band: divulgar a Unespar - Embap de ensino das mais respeitada do Brasil, disponibilizar aos alunos a linguagem de execução em conjunto desta formação típica chamada de Big Band, fomentar novas composições e arranjos para esta formação, promover a integração dos cursos através da prática em conjunto da Big Band, difundir o rico repertório de músicas brasileiras e internacionais de altíssima qualidade que pertencem à Big Band.

Campus: Curitiba I
Coordenação: Professor Marco Aurélio Koentopp
Ensaios: Terça-feira das 17h - 18h450 - Local Auditório Mario Schoenberger
Quem pode participar: alunos dos cursos de Música da Unespar e/ou pessoas da comunidade externa.



Ressonâncias

O Grupo “Ressonâncias” - Conjunto Livre de Flauta doce da EMBAP (UNESPAR – Campus 1) é integrado atualmente por alunos e ex-alunos da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, bem como flautistas da comunidade. A estreia do grupo foi em maio de 2008 e desde lá vem se apresentando em várias atividades artísticas da EMBAP, em hospitais, em CAP’s, em presídios, asilos, escolas da cidade e na região metropolitana. Um dos objetivos do grupo é aproximar o público da música instrumental e promover concertos interativos com a plateia com a utilização de instrumentos de percussão, gestos percussivos e canto.

Campus: Curitiba I
Coordenação: Ângela Deeke Sasse
Ensaios: Ensaios semanais - sexta-feira: das 18h às 19h30. Sala de Flauta doce 3º andar Sala 305- Sede Barão - Espaço Liberdade, Rua Barão do Rio Branco, 370. Antigo Centro de Convenções de Curitiba.
Quem pode participar: Flautistas da comunidade, estudantes e egressos, que desenvolveram a técnica e leitura básica da Flauta doce em seus diversos tamanhos da família deste instrumento.


 

Ensemble XVII-XXI

O grupo Ensemble XVII-XXI, visa o aperfeiçoamento da prática de um repertório eclético, não restrito à música erudita, cobrindo do barroco ao contemporâneo, inclusive com a criação de peças inéditas. Diversos grupos poderão ser formados (desde duos a conjuntos maiores), acolhendo tanto instrumentistas quanto cantores para um trabalho prático, voltado para a interpretação.

Campus: Curitiba I
Coordenação: Prof. Dr. Isaac Chueke, diretor musical
Ensaios: sextas-feiras, 17h às 19h, Auditório da Embap (prédio da rua Barão do Rio Branco 370 em Curitiba). Obs: no acesso remoto estão sendo estudadas alternativas até o retorno à normalidade.
Quem pode participar: Qualquer pessoa da universidade ou da comunidade possuindo uma boa formação como músico, com boa técnica instrumental e/ou vocal (o Ensemble XVII-XXI é um conjunto instrumental-vocal) e com uma capacidade de ler bem partituras.



 

Grupo de Treinamento em Palhaçaria

O Grupo de Treinamento em Palhaçaria (FAP) propõe a formação periódica de até 20 palhaces por turma para a atuação em diferentes áreas profissionais. Para isso, conta com treinamento regular, supervisão da atuação das pessoas participantes nos espaços públicos de Curitiba (apresentações regulares de palhaçaria itinerante) e a elaboração de uma obra a cada fim de ciclo de formação, que é compartilhada com a comunidade acadêmica e extra acadêmica.

Campus: Curitiba II
Coordenação: Diego Baffi
Ensaios: Para informações sobre como participar, período de inscrição e datas e horários de encontro favor entrar em contato com o projeto através do e-mail
Quem pode participar: O grupo é aberto para comunidade universitária e extra-universitária e recomendado especialmente (mas não exclusivamente) para quem já tem alguma experiência na área.
Contato:  quandonde@yahoo.com.br
Instagram: @quandonde


 

Núcleo de Ópera da EMBAP

O Núcleo de Ópera da EMBAP é uma disciplina do Curso Superior de Canto que trabalha com montagem de óperas e outros musicais. Esta disciplina visa favorecer a integração entre a universidade e a comunidade, e para cumprir este objetivo recebe pessoas da comunidade para o trabalho  em conjunto com professores e alunos do Curso Superior de Canto, visando a  montagem de espetáculos.   

Campus: Curitiba I
Coordenação: Ben Hur Cionek (professor pianista), Emerli Schlögl (professora cantora), Lúcia V. Jatahy (professora cantora) e Thiago Teixeira (professor pianista).
Quem pode participar: Alunos do Curso Superior de Canto e membros da comunidade.
Contato: emerli.schlogl@unespar.edu.br



BASEMBAP

BASEMBAP (Banda Sinfônica da Escola de Música e Belas Artes do Paraná) é um grupo formado por alunos dos cursos de extensão e de graduação da EMBAP. É constituída, na sua essência, por instrumentos de sopro.

Campus: Curitiba I
Coordenação: Edivaldo Chiquini
Quem pode participar: Alunos da extensão e de graduação EMBAP
Contato: edivaldochiquini@hotmail.com




Ensemble Móbile

O Ensemble Móbile é um grupo musical de Curitiba, Paraná, dedicado à performance de Música Contemporânea com repertório na área instrumental e eletroacústica. Foi criado pelo Grupo de Pesquisa Núcleo Música Nova (CNPq) e teve seu debut em 2014. Desde sua fundação, o Ensemble Móbile visa a execução de obras do repertório dos séc. XX e XXI assim como o estímulo da produção de novas obras de jovens compositores. Nesse sentido, valoriza o intercâmbio direto entre instrumentistas e compositores, assim como em ações educacionais por meio de sessões de leitura.

Campus: Curitiba I
Coordenação: Felipe de Almeida Ribeiro
Contato: contato@nucleomusicanova.com