Você está aqui: Página Inicial > Menu Cultura > Lançamento das Ações da Política Institucional de Arte e Cultura da UNESPAR

Lançamento das Ações da Política Institucional de Arte e Cultura da UNESPAR

Desde fevereiro de 2022, a Unespar está em processo de construção da sua Política Institucional de Arte e Cultura (PIAC), alinhando-se a um movimento que já está em curso nas demais Universidades Públicas. Até o momento este trabalho está sendo feito através dos GTs que foram constituídos com representações de docentes, estudantes e agentes dos 7 campi da Instituição. Estas comissões dedicaram-se a leituras e discussões de documentos, planejaram as etapas de trabalho, propuseram as ações e metodologias e agora estão se dedicando à elaboração do mapeamento cultural que será feito ainda em 2023.

Neste início de ano letivo, queremos convidar a comunidade acadêmica para integrar este processo através de diferentes atividades que vão acontecer ao longo do ano.

Para dar início a esta jornada, no dia 17/03 às 19h teremos a palestra online “A construção das Políticas Culturais nas Universidades” com o Pró-Reitor de Cultura da UFMG, prof. Fernando Mencarelli que tem acompanhado ao longo dos últimos anos os processos de criação das Políticas e Planos de Cultura nas Instituições Públicas de Ensino Superior.

Juntamente com esta atividade, será lançado o site da Política Cultural da Unespar (piac.unespar.edu.br), uma ferramenta de registro e divulgação de todas as etapas de construção da nossa política cultural.

Ainda no 1º semestre, entre os meses de maio e junho, faremos a “Pipoca Cultural”, um dia de atividades artísticas e culturais em capa campus com o objetivo de sensibilizar a mobilizar a comunidade acadêmica para participar desta construção.

Convidamos a todos e todas pra se juntarem a nós neste movimento que pretende identificar e valorizar a diversidade de manifestações artísticas e culturais que constituem o território muticampi da Unespar e assim construirmos este documento que vai fortalecer a Arte e a Cultura como eixos transversais que integram o processo de formação acadêmica.
Palestra “A construção das Políticas Culturais nas Universidades” Dia 17/03 às 19h No Canal do youtube da PROEC Unespar Acesse aqui

Lançamento do site