Você está aqui: Página Inicial > Menu Cultura > Espaços culturais

Espaços Culturais

Centro Cultural Unespar - Palacete Mathias Böhn



O Centro Cultural da Unespar, sediado no Palacete Mathias Böhn, em Paranaguá, caracteriza-se pela natureza cultural, desenvolvendo ações artísticas, formativas, técnicas e científicas para o fortalecimento da diversidade cultural, a preservação da memória e a democratização do acesso às suas respectivas atividades. Localizado na Rua da Praia, o prédio foi construído no início do século XIX e faz parte do conjunto arquitetônico do Centro Histórico de Paranaguá, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em dezembro de 2009. A construção original, com características da arquitetura luso-brasileira, teve sua fachada reformada no início do século XX, quando foi adquirido pelo empresário alemão Mathias Böhn. O comerciante conferiu ao imóvel uma ornamentação característica do ecletismo arquitetônico, configuração mantida até hoje. Seus dois pavimentos eram destinados ao uso comercial (térreo) e residencial (andar superior), distribuição característica da época. Anteriormente, o prédio já havia sido sede da Prefeitura de Paranaguá, da Câmara Municipal e da Alfândega Portuária.

Esse espaço tem por finalidade reunir, documentar, conservar, expor, apresentar e divulgar atividades ligadas a diversas áreas artísticas e de promoção da cultura, tais como artes visuais, música, teatro, dança, literatura, audiovisual e performances, bem como atividades ligadas à preservação do patrimônio cultural, histórico e ambiental, dentre outras de cunho cultural e artístico.

Equipe: Profa. Erica Piovam de Ulhôa Cintra e Prof. Federico José Alves Cavanna

Endereço: R. Benjamin Constant, 331-333 - Centro Histórico, Paranaguá - PR.

Contato: dec.paranaguá@unespar.edu.br 


 

Museu de Geologia UNESPAR – FECILCAM

 

 

O Museu de Geologia da Universidade Estadual do Paraná, campus de Campo Mourão, teve sua origem a partir da necessidade de organizar o acervo mineralógico, petrógrafo, palentológico e arquelógico que foram acumulados desde a criação do curso de geografia. Esta coleção até então, servia para as aulas práticas de identificação macroscópica de rochas e minerais na disciplina de Geologia, ministrada no curso de Licenciatura plena em Geografia desta instituição de Ensino Superior.

Objetivo

Promover através do ensino, pesquisa e extensão a divulgação das geociências, apresentar o reino mineral e difundir seus fundamentos científicos.


Professor José Antonio da Rocha (coordenador) e professor Edson Noriyuki Yokoo

Av. Comendador Norberto Marcondes, 733

(44)3518-1880 museugeologiasunespar@hotmail.com